top of page
Foto do escritorArthur Andrade Tree

PONTO DE VIRADA.

A BOMBA E A GUERRA FRIA




O novo documentario da Netflix parece mais uma peça de propaganda do governo Biden para satanizar Putin e ganhar algum folego para a reeleição. Ou mais grave, um anuncio de que falta pouco para a virada. Que virada?? Putin acaba de ser reeleito para mais seis anos, até 2030. E tudo indica, Trump deve levar a Casa Branca com folga.


Enfim, A Bomba e a Guerra Fria são antes de tudo artes da Russia para desestabilizar a America do Norte - cenas de Fidel Castro discursando(!?) - para desorganizar  a Europa - cenas da queda do muro de Berlim - e para desestabilizar o mundo civilizado - apenas a Antartida estaria protegida. Até então nenhuma referência a Iraque, Afeganistão, Iemen, Siria, Palestina, Gaza etc etc etc.


O documentário em nove episodios dirigidos pelo cineasta made in USA Brian Knappenberger, tem uma indicação escandalosamente festiva de O Globo. O jornal considera a série “imperdível”. Se a grande mídia considera imperdível é bom sinal, eu desconfio e prefiro perder. Mas como sou teimoso…


As primeiras cenas, ainda na sinopse, tratam da “invasão” da Ucrania pela Russia. “A Russia não quer reeditar a União Soviética. Ela quer resgatar o Império Russo”, comenta um dos especialistas em historia russa nascidos nos EUA. Mais interessante é o trecho de um discurso de Joe Biden destacado pelo diretor. Imbuido de uma preocupada sinceridade publicitária, Biden afirma: “Nós não queremos guerra fria”. Quase completa, queremos a quente mesmo.


As cenas de arquivos antes guardadas a sete mil chaves foram abertas para Knappenberger graças ao seu curriculo que integra o Ponto de Virada anterior, sobre a Guerra ao Terror. Não consegui concluir esse doc, confesso que me faltou estômago para tanta violência dos terroristas muçulmanos. As bombas lançadas por drones do pentágono sobre comunidades civis buscavam apenas defender o mundo democrático.


O atual Ponto de Virada (Turning Point) tem produção de alto nível, cenas inéditas, textos convincentes, imagens trabalhadas, tomadas aéreas por drones, depoimentos de historiadores, um material de primeira. Parece que ali está a verdade inquestionável, afinal são imagens reais. Bombas, explosões na Ucrania, mortos na Ucrania, protestos de Zelensky… e Putin com a expressão fria de um totem de gelo.

Vou continuar assistindo, quem sabe mude de opinião.😝


Arthur A

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BUMERANGUE

Commentaires


bottom of page