top of page
Foto do escritorArthur Andrade Tree

O CÓDIGO DEUS

Atualizado: 20 de abr.

Deus está no campo dos signos, dos simbolos, das palavras código. Se a ciencia funciona no nivel sensorial, das provas e dos experimentos com resultados repetidos, deus não é cientificamente comprovado, logo não existe.


Se a ciência é a nova religião do mundo moderno, ela assumiria a posição ocupada pela idéia de deus, o deus ciência.

Como nós humanos sobrevivemos porque buscamos confortar a existencia através da criação de simbolos, deus e ciência são representações que nos confortam com dúvidas e certezas - ambos nos fazem sentir vivos.


Deus então seria dúvida para quem a ciência é certeza e certeza para quem a ciência é dúvida. Mas para um observador alienigena, fora de qualquer vínculo com a terra, nem deus nem ciência são dúvidas ou certezas, sequer existem.


Ambos são oportunistas, se adequam aos interesses do momento. A ciência privilegia uma reduzida parcela da sociedade, os cientistas, intelectuais, a classe dominante; e deus a imensa parcela, o povo dominado.


Graças à ciência, a elite é mantida sob controle, distraida com pesquisas desafiadoras e seus resultados.  Graças a deus, a maioria é mantida sob controle com suas religiões e crenças em um pai que tudo vê e ama.

Porque não basta vigiar, é preciso também passar a ideia de amor - vigia porque ama. Isso dissolve qualquer resistência e possivel oposição. Já a ciência não basta distrair,  é preciso gerar resultados que justifiquem sua existência e mantenha a classe dominante com mais sensaçao de poder.


Como repórter, utilizei deus para me livrar de um quase sequestro numa aldeia em conflito. Depois de argumentar politicamente durante uma hora, falar de questoes sociais sem qualquer resultado, deixei escapar um “ai meu deus, o que faço?” Os indigenas sentiram o nome, percebi os olhares e aproveitei para discursar. Virei um pastor. Em cinco minutos eles me liberaram, todos emocionados.


Deus é um simbolo que serve para o dialogo com a maioria. Uma palavra que inclui, aproxima e dilui resistencias. Pode também afastar crentes de infiéis. Na historia esteve muitas vezes nas preces de assassinos de guerra. Deus é um código de mobilização e de prostração.

Portanto, use com moderação.

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BUMERANGUE

Comments


bottom of page