top of page
Foto do escritorArthur Andrade Tree

O ALCOOL MATA MAIS QUE A FOME NO BRASIL



17 pessoas morrem por dia de fome. No ano, media de 6.371 mortes.

189 pessoas morrem por dia por consumo de alcool no Brasil. Por ano, mais de 69 mil.

A fome é um drama social. O álcool é uma catástrofe.

Por que o esforço (justo) para acabar com o drama e esforço zero para acabar com a catástrofe?


Os motivos são econômicos. A fome dá prejuizo, não gera divisas, ao contrário suga dinheiro, reduz renda e poder de compra. Até a industria farmaceutica perde com a fome - famintos buscam as sobras da sociedade. Famintos não consomem, famintos sujam as ruas, enfeiam as paisagens, famintos são marginais, famintos incomodam os que comem.


O álcool é o oposto. É largamente consumido, gera impostos altíssimos, sustenta caixas dos governos, movimenta a industria farmacêutica, movimenta as indústrias das drogas, dos entretenimentos e das armas. Movimenta o comercio, sustenta bares, restaurantes, mercados, mercadinhos de esquinas. Está em rituais religiosos, nas confraternizações das familias, nas festas e nos velorios. O vinho é simbolo, brinda-se à saúde e felicidade com álcool que destroi a saúde e derrota a felicidade.

Ninguem brinda nada com a fome, ao contrário, um país que tem famintos não merece respeito, é jogado na margem da próspera sociedade de consumo.


O PODER DO ÁLCOOL


Conheci Antonio um cadeirante vítima de acidente de moto. Sua maior preocupação hoje é com a perna direita que está afinando. Antonio havia bebido demais na madrugada do acidente. Embriagado não viu a moto disparada, infratora do trânsito.

Os radares não pegaram a placa do veículo. Antonio sobreviveu e está há cinco anos se culpando por ter bebido 24 cervejas e algumas doses de cachaça da boa. Ele tinha sido avisado, mas não deu ouvidos.

E o cara da moto nao teve culpa, perguntei. Teve sim, mas eu fui mais culpado. Nunca mais quero saber de moto, diz meio alheio. E de uma cervejinha? Hmmm, no calor, dá vontade, né?


PIOR QUE CRACK


O álcool é mais perigoso que crack e heroína se considerado os danos aos usuários e a terceiros. Em recente pesquisa no Reino Unido, aparece como a droga três vezes mais perniciosa que a cocaína e o tabaco -a heroína e o crack são a segunda e a terceira drogas mais nocivas.


Cerca de 7,3% do Pib do Brasil são gastos por ano no SUS para tratar doenças causadas pelo uso do alcool, aproximadamente 700 bilhoes. Em 2014 esse valor era 372 bilhoes.


A Ambev maior produtora de bebidas do país deve ao fisco 30 bilhões de reais. A empresa é também uma das maiores devedoras do INSS, cerca de 7 bilhoes. Mas nada acontece com ela porque tem o poder político do alcool, adeptos etílicos nas bancadas do país. Ou seja, quem vai querer lutar contra o alcool?



Fontes: Unifesp, BBC News, Comitê Científico Independente para Drogas da Grã-Bretanha.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page