top of page
Foto do escritorArthur Andrade Tree

CARNÍVOROS DOMINAM O MUNDO

Atualizado: 26 de mar.


O consumo de carne no mundo é assustador. Calcula-se que 90% comem. A produção é gigantesca, 340 milhões de toneladas por ano. É muito animal para o abate. Com essa quantidade de oferta, ninguém perguntou se o corpo humano suporta tanto bicho morto. Quer saber?

Não suporta.

Comer carne é cultural, mercadológico, é do poder, do dominio, das violências e não da biologia humana. A arquitetura do organismo não foi feita para processar carne. O nosso intestino é longo, 12 vezes o comprimento do corpo, ao contrário do intestino curto dos carnívoros, três vezes o comprimento do corpo.


Os dentes humanos são retos, frágeis, dispostos na arcada para moer. Os dos carnívoros são afiados, resistentes, feitos para rasgar a presa.

O resfriamento do corpo dos carnívoros é feito pela respiração ofegante; o dos humanos e dos herbívoros, pela transpiração.

Carnívoros bebem fluídos por lamber; humanos por sorver.

Carnívoros produzem sua própria vitamina C, enquanto os humanos e herbívoros obtêm-na da dieta.


HUMANOS, RATOS E OBESOS


Herbívoros e humanos mastigam a comida destruindo as células vegetais para melhor digestão e misturá-las com saliva. Carnívoros engolem a comida sem mastigar.

Herbívoros e humanos têm saliva que contêm enzimas digestivas, a digestão começa na mastigação. A saliva dos carnívoros não tem enzima para digestão.


Os fígados de carnívoros têm a capacidade de desintoxicar vitamina A. O fígado dos humanos e dos herbívoros é incapaz.

Nosso volume estomacal, como os herbívoros, é cerca de 25% do trato gastrintestinal. Os carnívoros têm um volume estomacal com o dobro da capacidade, o que permite engolir grandes quantidades de carne para digerir mais tarde.  Os humanos viram obesos.


Embora a maioria conduza a vida como onívoros, comendo carne, vegetais, frutas e ultraprocessados, o corpo também não foi feito para esse sacrifício. Somos animais, ok, mas não como guaxinins, tartarugas, ratos, morcegos, porcos, raposas, avestruzes, cães e gatos dentre outros onívoros. Verdade que alguns agem como ratos e pensam ter a astúcia de raposas. Mas os dentes são distintos, intestino, fígado, saliva.


SOMOS COMO PAPAGAIOS


Portanto não somos onívoros, nosso sistema digestivo se assemelha ao dos chimpanzés e outros grandes macacos, que comem plantas. O percentual de alimento animal que os chimpanzés comem é muito baixo, entre 2% a 3%, principalmente cupins e outros insetos.


Se você ainda não se convenceu e prefere insistir, saiba que carnívoros e onívoros podem comer animais e derivados de animais que quiserem e nunca desenvolverão aterosclerose - placas de colesterol que causam ataque cardíaco e derrame. Os humanos e os herbívoros desenvolverão.


O colesterol somente está presente em produtos animais. Nós não precisamos consumir porque nosso corpo sintetiza naturalmente o colesterol que precisamos. 

Pagamos um preço alto por nos comportarmos como ratos e morcegos, quando fomos biologicamente desenhados para ser como chimpanzés e papagaios.



*Com dados de Karla Santone, Douglas Graham, Forbes Agro e Moodle USP.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BUMERANGUE

Comments


bottom of page